10 de setembro de 2009

Divinos Segredos

  • título original: Divine Secrets of the Ya-Ya Sisterhood
  • ano de Lançamento:2002
  • direção: Callie Khouri


Ontem assisti ao filme "Divinos Segredos". É, tenho mania de assistir depois de sei láquantosanos filmes que todos já viram. O filme é fantástico! Nunca tinha assistido a um filme que tratasse de uma forma tão verdadeira as relações  familiares. Mostrando as verdades, as mentiras, as lembranças boas e as lembranças ruins! A relação complicada que pode haver entre mãe e filha e, ir mais além, mostrar a relação da mãe com a avó!
Os psicólogos devem adorar esse filme! Tudo isso sem falar no valor da amizade...
É incrível como criticamos nossas mães (ou pais, quem sabe?) e tomamos atitudes parecidíssimas às dela(e). Não há como fugir da hereditariedade, e muito menos da influência.  (A primeira cena do telefone é MUI-TO-BO-A!) O pior, é que podem haver "divinos segredos" na vida da sua mãe, que você não faz ideia! A sua mãe te conhece, você não conhece sua mãe!
Pra se conhecer (se auto-conhecer) é muito conveniente que você olhe pro interior da sua vida. A resposta de tudo está nas suas vivências, a sua relação com a sua família te contrói. Sejam boas ou ruins.
Mais uma coisa que complementa isso, foi um episódio de SCRUBS: Quando o JD estava brigado com o seu irmão interesseiro e vagabundo, o Turk diz à ele: "Sabe como são os meus natais com a família? A minha mãe grita com a minha irmã, que grita com a minha tia, que grita coma minha avó que está estressada demais pois o peru não assou direito, isso porque a minha prima depressiva enfiou a cabeça no forno pois meu tio é alcoolatra. E sabe o que fazemos? Nos abraçamos e dizemos o quanto nos  amamos,  sabendo que tudo se repetirá no próximo Natal." (não exatamente isso, mas algo do tipo).
Voltando ao "Divinos segredos", Siddalee diz que se ela não tivesse tido a infância exatamente como teve,  não seria a ótima  pessoa que é hoje! Nós precisamos dar valor as nossas experiências, e não apenas classificá-las como boas ou ruins. Bom, talvez EU precise fazer isso.
Mas o filme vale a pena! Já pensou em conhecer um pouco da vida de alguém da sua família e tentar entendê-la através de um diário com mais de 50 anos?
(Também assista SCRUBS, ótima série. Engraçada, a pesar de eu ter mostrado um drama...)

2 comentários:

  1. Ok, mais um filme pra listinha dos que eu vou TER que assistir! HAUSHAUSHAHUHSUAUHS
    E família é o que de mais importante a gente tem na vida! Essa semana 'discuti' com meu namorado porque ele quer que eu vá com ele pra praia e eu quero passar o Natal com a minha família. Eu disse que não quero ir pra praia me estressar e ele disse que eu sempre discuto com alguém e que isso é mais estressante ainda. Daí eu percebi que isso é que faz de uma família uma família de verdade. Porque depois da gente quase se matar tá todo mundo se amando again.
    Desculpa a quase postagem no seus comentários :P

    E valeu a visita no meu blog! Aquelas palavrinhas foram num dia de saudade absurda do meu pai, que já é falecido.

    Tô te seguindo também o/ Adorei teu blog!

    Beeeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  2. ahhh num sabia que vc tinha um! já vou seguir sempre!

    :)

    adoro suas idéias sabia? e a forma como você as expõe!

    beeeeijo!

    ResponderExcluir